Sidi Bou Said/TUNISIA.
TODAS as casas e prédios são pintados em branco e as janelas e portões em azul, o que dá a personalidade mais evidente a Sidi Bou Saïd, uma cidade que outrora atraia a elite intelectual européia e hoje converteu-se num movimentado destino turístico. Não fossem os rosas intensos das buganvílias e um ou outro amarelo, a cidade teria apenas duas cores. Mas a personalidade muçulmana de frente pro Mediterrâneo dá uma característica quase única a esta cidade, cujo nome vem de Abou Said ibn Khalef ibn Yahia Ettamini el Beji, uma figura religiosa importante que viveu ali.
A cidade em si é uma atração turística, como é conhecido pelo uso extensivo das cores azul e branco por toda a cidade.
Buganvíleas, rosas, paredes brancas e janelas azuis.
O trajeto desde baía de Tunis e pelo centro da cidade Capital da Tunísia é uma festa para os olhos, um exercício para os sentidos. Excitante e movimentada. Branca e azul. Quente e cheirosa. O dia estava brilhante e a cada nova hora o Sirocco fazia subir mais um grau na escala dos termômetros.
O siroco ou xaroco é um vento quente, muito seco, que sopra do DESERTO DO SAARA em direção ao litoral Norte da África.
Sidi Bou Saïd, a charmosa cidade dos brancos, azuis e buganvíleas rosas, uma caminhada perfeita em suas ladeiras e pela orla costeira, com uma vista linda do Mar Mediterrâneo.
A cidade está sempre cheia, vive do turismo e do comércio, mas considerando as características fundamentais do modo de negociar muçulmano, parar pra comprar artesanato é perder precioso tempo pra conhecer a cidade. Para conciliar ambos, tem que ficar mais dias na cidade. Barganhar, além de extremamente chato no nível árabe de vender, é extremamente demorado. E ainda assim você sairá com a certeza de que comprou caro algo que saiu pela metade do primeiro preço que lhe foi dado.
A cidade, tem personalidade e conteúdo genuinamente árabes e muçulmanos. Sidi Bou Said é uma cidadezinha extremamente atraente e acolhedora.
Comentários
Postar um comentário