EXPEDIÇÃO TORRES DEL PAINE.

PARQUE NACIONAL TORRES DEL PAINE
CIRCUITO W
PATAGÔNIA 2015/2016


O Parque nacional Torres Del Paine é um dos lugares mais procurados pelos amantes das trilhas. Localizado no sul do Chile e no coração da Patagônia, é ainda um santuário da natureza cheio de maravilhas naturais. Grandes montanhas nevadas, paredes de rocha de mais de mil metros que sobem até as nuvens, glaciares, lagos,  rios, grandes florestas e animais fazem deste lugar um ponto imperdível para quem ama a tranquilidade da natureza.

Ø Duração: 10 dias / 9 noites      
Ø Distância: aproximadamente 90 quilômetros de trilha.

Descricão do programa:  
Grau de dificuldade do percurso da trilha: Média  





  


Roteiro dia a dia:

Dia 1: Viagem do Rio de Janeiro (BR) para Puerto Natales (CH)
Saímos cedo do Rio de Janeiro com destino a Punta Arenas. Desembarque e continuação da viagem em ônibus para Puerto Natales, chegando no final do dia. Acomodação no Hostel.

Dia 2: Dia livre
Este dia será deixado para organização da logística da travessia como compras, aluguel de equipamentos e para conhecer a cidade de Puerto Natales.

Dia 3: Mirante das Torres Del Paine
Saímos de Puerto Natales às 7:30h em ônibus. São 150 quilômetros até a entrada do Parque e a partir deste ponto iniciaremos o trekking. Após um pouco mais de uma hora de subida, encontraremos uma vista deslumbrante de montanhas, é a entrada do Vale Ascênsio. Após a caminhada pelos bosques de lengas, chegaremos ao nosso primeiro acampamento, o Camping Chileno. Após instalação no acampamento saimos em direção às Torres Del Paine, são mais duas hora de trilha até o mirante. Depois voltamos pelo mesmo caminho até nosso acampamento para jantar.




Dia 4: Acampamento Los Cuernos:
Após o café da manhã, saímos em direção ao acampamento Los Cuernos. São 15 quilômetros de caminhada. No começo do caminho, passaremos perto da base do Almirante Nieto (2670m), uma bela montanha com glaciares suspensos. Atravessaremos vários mirantes de geleiras, lagos e rios. Nosso acampamento fica na base das montanhas Cuernos Del Paine (2800m).

Dia 5: Valle Frances e Acampamento Italianos
Após o café da manhã, faremos uma trilha com 2h ate o Acampamento Los Italianos que fica localizado entre três impressionantes montanhas com vários tipo de rocha na frente do Paine Grande, a maior montanha na Patagônia Chilena. Nos adentraremos no Valle Frances apenas com mochila de ataque, lanche e água. Na primeira parte da trilha subiremos no meio de uma “morrena”, na frente da montanha Paine Grande (3050m), onde há uma impressionante parede de 2000 metros verticais. Após a subida, encontraremos uma agradável trilha no meio do bosque. A descida é feita pela mesma trilha, retornando ao acampamento Los Italianos, onde pasaremos a noite.

Dia 6: Glaciar Grey
Nesse dia de nossa expedição caminharemos até o Acampamento Grey,
localizado ao lado do Glaciar Grey, um grande braço de gelo que se desprende do campo de gelo sul, a terceira maior reserva de água doce do mundo. A trilha vai até a beira do lago Grey e durante todo o percurso estaremos ao lado de grandes icebergs de um lado e do outro lado teremos o cordão inteiro do Olguín com lindas e impressionantes montanhas e geleiras suspensas.

Dia 7: Dia livre Nesse dia descansaremos no Acampamento Grey. Algumas opções de passeio para esse dia são a caminhada no glaciar Grey (não incluido), passeio de kayak no lago (não incluido) ou caminhada até o mirante do passo Jonh Garner, ponto mais alto do parque.

Dia 8: Regresso a Puerto Natales
Logo após o café da manhã retornaremos ao refugio paine grande onde tomaremos a barca e o ônibus de regresso a Puerto Natales.

Dia 9: Regresso a Punta Arenas
Sairemos cedo de Puerto Natales para aproveitar o dia em Punta Arenas, uma opção é visitar a Ilha Magdalena, famosa por sua pinguinera, lar  de milhares de familias de pinguins durante o verão (não incluido).

Dia 10: Regresso ao Rio de Janeiro
Regresso ao Rio de Janeiro.


Roupas:  
·          Parka polar  
·         2 camisetas de polipropileno manga comprida  
·         2 camisetas de polipropileno manga curta
·         Gorro de lã   
·         Parka impermeável (Recomendado Goretex ou similar)  
·         Luvas  
·         Bota de trekking, tênis ou sandália de descanso
·          8 pares de meia
·         Uma calça expedicionário com perna desmontável   
·         Uma calça esportiva comprida  
·         Uma bermuda  
·         Calça corta-vento impermeável  

Equipamentos:  
·          Barraca de camping
·         Saco de dormir (-15ºC)  
·         Isolante termico inflável ou de espuma  
·         Kit higiene pessoal  
·         Lanterna frontal (head lamp)  
·         Óculos de sol  
·         Protetor solar  
·         Repelente de insetos  
·         Mochila grande (mais de 50 litros)  
·         Mochila pequena (30 litros)
·         Capa de mochila impermeável para chuva  
·          Bastões de trekking (se sugere)  
·         Camera fotográfica  
·         Toalha de banho 


Todas as roupas e equipamentos necessários para a expedição podem ser alugadas por um preço razoável na cidade de Puerto Natales. Na cidade contaremos com o apoio logístico da empresa local “Lili Patagonicos”. Eles trababalham há mais de 20 anos no mercado e contam com as melhores roupas e equipamentos para montanha.


·O melhor período para visitar o parque é durante o verão, entre setembro e abril, onde a temperatura média é de 15ºC (máxima de 24ºC / mínima de 0ºC). O clima na Patagônia é muito imprevisível, por isso é necessário estar preparado para enfrentar alterações climáticas repentinas como mudanças bruscas de temperatura, chuvas inesperadas e fortes ventos. 

·   Em Puerto Natales não existe aeroporto. Os aeroportos mais próximos estão localizados em Punta Arenas – Chile e El Calafate – Argentina. De lá existem saídas diárias de ônibus para Puerto Natales, levando aproximadamente 3 horas de viagem.     
·           Importante levar peso chileno, preferência em notas de valores baixos, para despesas extras dentro do parque.

·   Para entrada de brasileiros no Chile não é necessário passaporte ou visto. Somente a identidade é suficiente para entrada no país. Para estrangeiros naturalizados brasileiros é necessário passaporte.  

·   Os preços de hospedagem, alimentação e transporte no Chile são equivalentes aos preços do Brasil.

·   Na Patagônia não existem animais peçonhentos ou perigosos, somente poucos insetos.


                                                                                                         
Esta expedição poderá ser realizada em forma individual ou em grupo de no máximo 6 pessoas. O custo total do investimento depende do número de participantes.

·      O pagamento poderá ser parcelado, sendo que todas as parcelas devem ser pagas até a data da viagem.

·    O ponto de partida da expedição será a cidade de Rio de Janeiro. A partir desse ponto está incluída ajuda em toda organização para realização da expedição, como suporte no aluguel de todas as roupas e equipamentos necessários, reservas de hospedagem e transporte, organização da comida e bebida durante o percurso, informações sobre o roteiro e locais de interesse.

·    Estão incluidas também nesse roteiro todas as despesas de alimentação e hospedagem durante a viagem, so não inclui a alimentação em Puerto Natales nem Punta Arenas,

·    Não estão incluídos passeios opcionais sugeridos como visita a Ilha Magdalena, caminhada no glaciar Grey e passeio de kayak no lago Grey.

·    Não está incluído no valor da expedição, passagens aéreas, taxas de embarque, transfer do aeroporto, despesas de alimentação e bebida na cidade de Puerto Natales e Punta Arenas, aluguel de equipamentos e despesas pessoais.

·    Toda expedição será realizada com guias locais do parque com mais de 10 anos de experiência em trekking e montanha, certificados pela AGUIPERJ (Associação de Guias, Instrutores e Profissionais de Escalada do Estado do Rio de Janeiro)  e PARME (Patrulla Avanzada de Rescate de Montaña de Ejército de Chile)

·    Não nos responsabilizamos por assistência médica ou fornecimentos de medicamentos. Recomendamos que levem os documentos necessários para assistência médica fora do domicílio ou façam um seguro viagem.  

·    Documentos necessários para embarque de brasileiros: Passaporte ou RG com foto recente. Estrangeiros mesmo residentes no Brasil precisarão de passaporte.

·    Esse roteiro não é aconselhado para menores de 14 anos. Crianças entre 12 e 13 anos podem viajar mediante uma carta formal de seu responsável afirmando que a criança está preparada para uma viagem de trekking intenso e que autoriza a contratação de um guia privado no caso da criança não conseguir um bom desempenho durante a caminhada.




Preço por pessoa em US$*
Parte terrestre
Single
 $     2.390
Duplo
 $     1.690
Triplo ou mais
 $     1.390




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tepuy Roroima (MONTE RORAIMA)